O que é plano de saúde?

Plano de saúde é um serviço oferecido por operadoras, administradoras e corretoras, e desse modo, estão a prestar serviços de assistência médica.

Logo, os convênios podem ser vendidos apenas por administradoras e corretoras devidamente com registro na SUSEP.

plano de saúde

O que é uma operadora de planos de saúde?

Operadora é uma pessoa jurídica de direito privado constituída sob a forma de sociedade civil ou comercial, cooperativa, enfim, que operem produtos ou serviços de planos privado de assistência médica.

Logo, a lei de 1998 organizou e disciplinou as atividades das operadoras, dessa forma, onde tudo ficou mais claro para todos que pretendem se associar por meio de corretores registrados.

Para que serve um plano de saúde?

Serve para prestar serviços de assistência médica a pessoas física ou jurídica contratante, portanto, mediante a estrutura das respectivas operadoras e regras da lei 9.656 de 1998, que regulamentou o segmento.

Entretanto, um plano tem como benefícios, uma boa rede credenciada, assim como cobertura hospitalar e ambulatorial dentro de carências contratuais conforme lei regulamentar mencionada acima.

O que é preciso saber antes de fazer um plano de saúde?

7 itens que devemos observar antes de fazer um planos de saúde:

1º Corretora pessoa jurídica credenciada ou registrada

2º Informações específicas do contrato da operadora escolhida

3º Opção por um plano regional ou nacional

4º Rede credenciada

5º Carência ou promoção de redução vigente

6º Opção por apartamento ou enfermaria

7º Data e percentual de aumento anual e mudança na faixa etária

Como aumenta os planos de saúde?

Todos contratos estão debaixo da lei regulamentar 9.656 de 1998, que predeterminou aumento anual, e por mudança de faixa etária com o acompanhamento da  Agência Nacional Suplementar (ANS).

Dessa forma, reiteramos que a mesma tem responsabilidade de fiscalização, acompanhamento dos aumentos dos valores contratuais perante as operadoras.